sábado, 22 de outubro de 2011

Mais sobre a Nikon D3100 (review)


Resumo:

14.2 megapixel Sensor CMOS formato DX
Monitor LCD 3,0” (resolução de 230.000 pontos)
Limpeza de sensor (vibração)
11 pontos de Foco Automático
ISO de 100 a 3200
Filma em Full HD


É difícil encontrar sites em português que tragam relatórios mais detalhados de câmeras como a Nikon D3100, a não ser em sites de vendas que raramente colocam os pontos negativos das câmeras.
Vou dedicar este post para falar um pouco mais sobre a Nikon D3100, a câmera de entrada dos modelos DSRL da Nikon.

Visão Geral

Pra começo de conversa, a D3100 é bem parecida fisicamente com seu modelo anterior a D3000, mas as mudanças vão muito mais além. Ela traz melhorias como um sensor de maior resolução, live view, e vídeo em full HD.

Na sua mão a Nikon D3100 é muito confortável de se segurar com fácil acesso a todos os comandos. O que poderia ser melhor é o posicionamento do botão Fn que fica do lado direito da câmera logo abaixo do botão de acionamento do flash. Como não existe um botão dedicado para ajuste de ISO acredito que o botão Fn será usado para tal..




Por outro lado, uma excelente novidade é seletor de modos de disparo que fica ao lado do Disco de Modos. Basta deslizá-lo para alternar entre disparo único, disparo contínuo, disparo com timer e disparo silencioso.


Outra novidade em relação ao modelo anterior é o acionamento do Live View, que juntamente com o botão de gravação de vídeo fica na parte de trás da câmera, bem posicionado, mas com um pouco de risco de acionamento acidental.


A parte de trás da câmera tem seus botões bem arranjados e de fácil manuseio, com as funções básicas de disparo bem rápidas de serem acessadas.



A Nikon D3100 usa o monitor de LCD para mostrar todas as informações de disparo de modo rápido e didático, com figuras que mostram o obturador mais aberto ou mais fechado e a velocidade de disparo ao redor desta figura como uma forma de relógio.
O monitor desliga automaticamente depois de algum tempo, que pode ser pré-definido pelo usuário, para ligar novamente basta pressionar qualquer botão ou pressionar levemente o botão de disparo.
É uma pena que, como sua concorrente da Canon Rebel T3 e outras Nikon como a D60, a D3100 não traga o sensor para desligar o LCD automaticamente quando o seu olho está no visor.
Pressionando o botão ‘i’ você pode encontrar rapidamente diversos parâmetros de disparo como tipo de foco, balanço de brancos e qualidade de imagem.

Performance

A D3100 é uma câmera com respostas bem rápidas e seus menus são bem fáceis e rápidos de operar. No modo contínuo ela dispara em torno de 3 fotos por segundo, um desempenho notável para esta classe de câmera.
A velocidade de Focagem automática depende muito da lente, a lente do kit a 18-55mm não é aquilo tudo em termos de velocidade, mas tem desempenho bem satisfatório.
Uma das novidades na D3100 é o modo AF-F, um modo de foco continuo para usar no Live View que segue o objeto mantendo-o em foco.
No entanto, o desempenho no modo live view não é tão rápido comparado ao desempenho de câmeras sem espelhos (as de aponte e dispare). Então as vezes a câmera demora um pouco para focar o objeto, ou mesmo se perde na focagem.
Outro problema é o posicionamento do microfone que ficou perto da lente, então é possível ouvir o barulho da lente focando enquanto está gravando um filme.

A Nikon D3100 é uma excelente câmera para quem está pensando em iniciar com câmeras Reflex, possui uma boa qualidade de imagem, aliada à uma interface muito simples de se operar sem perder nenhuma das funções manuais.
O Modo Live View  e de vídeo é bem simples de operar, com um bom sistema de focagem para o preço da câmera. Para uma câmera SLR possui um sistema de focagem rápida no modo Live View, mas comparada as câmeras compactas ainda é bem lenta.

Por outro lado, algumas coisas poderiam ser melhoradas, a começar pelo posicionamento de um botão para controle de ISO que neste caso deve ser feito através do botão Fn que não fica tão bem localizado. O valor de ISO também sé é mostrado no visor (finder) quando está sendo alterado (o botão Fn está precionado).
Como ela não tem motor de foco na câmera ela não é compatível com todas as lentes de Nikon, mas ainda sim é compatível com as principais.


Conclusões

Sem dúvidas, a Nikon D3100 é uma das melhores câmeras SLR de entrada, com boa qualidade de imagem e velocidade de operação. Com muitos controles manuais e a qualidade já famosa da marca Nikon é sem dúvida uma das melhores opções para quem quer evoluir de uma câmera de Aponte e dispare para uma Reflex, com todos os benefícios que este tipo de câmera traz.


Para encontrar exemplos de fotos tiradas com a Nikon D3100 você pode visitar o meu Flickr  ou entre no site DPReview.

Até o próximo Post.

Wellington R. Treichel

Veja Também neste blog:
 

Review Nikon D3200

 

Tutorial: Editando foto Pele Lightroom

Tutorial: Editando foto Paisagem
Lightroom - Noronha


21 comentários:

  1. pra inicio de comentario, primeiro gostaria de saber onde fica o botao de ligar a maquina. tem 2dias que comprei e ainda nao achei.a maquina e linda de otimas infomaçoes segundo as minhas pesquisas na internet, amigos que a possui.vou fazer o melhor comentario do mundo quando eu começar a usar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O botão ligar/desligar fica na parte superior junto ao botão de disparo basta girar para posição ON.

      Excluir
  2. eu não me adaptei ao zoom dela ainda...
    amo tirar fotos da lua...na Nikon ainda ñ encontrei um otimo zoom...
    se alguem poder ajudar
    digaí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se quiser tirar fotos perfeitas da lua, te indico a Nikon P510, o zoom dela é de 42X, muito, muito bom. Tenha há 2 meses e estou muito satisfeita.

      Excluir
  3. queria saber se ela tira fotos no formato widescreen 16:9

    ResponderExcluir
  4. Amigo, tem uma foto no seu flicker, do museu de imigração. Como conseguiu torar aquela foto? Demais. Que recursos usou? Qual lente e abertura ou programa usou? quero tirar fotos assim à noite mas não sei bem como. Pode dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo acesso ao meu blog. Aquela foto foi tirada com a minha Nikon D3100 com a lente do kit a 18-55mm. Uma dica que eu deixo para tirar boas fotos a noite é usar o tripé, assim você pode diminuir a velocidade de disparo. Especificamente naquela foto não utilizei tripé mas aconselho sempre utilizar em fotos com pouca luz. No mais a edição foi feita no Lightroom. Pretendo postar em breve um vídeo dessa edição, contínue acompanhdo o euadorofoto.

      Abraço,

      Wellington

      Excluir
  5. olá, muito bom trabalho?
    Acha que é recompensador gastar mais 80 euros nesta máquina que na Canon EOS 1100D? Obrigao desde já :)

    ResponderExcluir
  6. cara curti muito esse post, acabei de comprar essa cam, adorei as fotos tiradas com ela.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Ajuda please!!!! Comprei esse máquina nos EUA, antes q eu leve bronca: vou fazer curso, tá?

    Vcs poderiam me ajudar como eu faço pra ela durar mais tempo acesa e sair desse modo da figura 5 acima?

    Quando eu ligo, a máquina fica nessas informações básicas no LCD, e eu só consigo tirar dessa posição quando aciono o botão lv. Mas com o Live view tem aquela contagem regressiva de 30 segundos.

    Quero que o LCD mostre a paisagem de cara, entendeu?

    Outra coisa, minha máquina comprada recentemente não veio com tripé o_O

    Bjão :DDDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, nao tem porque levar bronca essa é uma excelente camera para aprender.

      A idéia de ter uma câmera como essa é para começar o usar o viewfinder (aquele visorsinho onde você coloca o olho) o LCD se desliga automaticamente para economizar energia e você vai perceber que o tempo de focagem é mais demorado no modo Live View, por isso recomendo utilizar sempre o viewfinder. As fotos você pode conferir depois de tiradas no visor.

      Espero ter ajudado

      Excluir
  8. wellington, Obridadinha! Mas como eu faço para pular das informações básicas no LCD e aparecer logo a paisagem?

    Eu entendi sua dica de colocar o olho no viewfinder como se fosse analógica, MAS eu queria tanto pular essas informações q vc colocou na figura 5. Até porque antes de fazer o curso essas informações não me dizem nada.....

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  9. Ah vc poderia fazer uns tutoriais dessa máquina . Seria super legal.

    ResponderExcluir
  10. Olá !! Minha maquina veio do USA, com 2 lentes ??/ e uma proteção de lente ( acho que e isso )

    ResponderExcluir
  11. Qual flash e led mais indicados para essa camêra?

    ResponderExcluir
  12. Eu queria saber porque quando eu mudo o ISO por exemplo ela nao mostra no Live View oque eu estou mudando ai quando eu tiro a foto fica ruim

    ResponderExcluir
  13. Eu queria saber porque quando eu mudo o ISO por exemplo ela nao mostra no Live View oque eu estou mudando ai quando eu tiro a foto fica ruim

    ResponderExcluir
  14. ola pessoal comprei uma camera d3100 e gostei muito dela, mais a tela de LCD dela é muito escura, vcs sabem como configurar! esse é meu zap 55 81 996921256. quem puder ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir